Diretor Nacional da Modernização do Estado, Eng. João Cruz, participou nos dias 3 e 4 de maio, no Fórum Global da GovTech: Governance in the Digital Era.

Em representação do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, o Eng. João Cruz, participou como orador, no painel 6 – “Harnessing Technology Today for a Greener Tomorrow”, para apresentar a experiência de Cabo Verde na Governação Digital baseada nos eventos de vida do cidadão, onde teceu as seguintes considerações:

“A melhor maneira de se tornar digital é ser verde. A transição digital pode contribuir para a transição verde ajudando a criar soluções tecnológicas mais eficientes e sustentáveis para lidar com questões ambientais. Por outro lado, a transição verde pode ajudar a tornar a transição digital mais sustentável, garantindo que o uso da tecnologia esteja alinhado com as metas de redução de emissões de carbono e outras preocupações ambientais. É importante que o governo adote uma abordagem estratégica e integrada. Isso significa que políticas públicas devem ser criadas para incentivar a inovação tecnológica sustentável, bem como promover práticas internas mais sustentáveis. Isso pode ser feito usando os ODS como estrutura principal.

Exemplos de Cabo Verde no uso de tecnologia em projetos nas áreas ambientais são a cartografia de uso e ocupação do solo por sensoriamente remoto (com imagens de satélite). Além disso, a transição digital em vários setores do governo nos levará a um governo sem papel e mais verde. Por outro lado, vários projetos de eficiência energética estão em curso no país, incluindo a instalação de painéis solares em edifícios públicos e privados, a promoção de tecnologias energeticamente eficientes e a transição para veículos elétricos. Na verdade, uma estratégia de desenvolvimento integrado para se tornar digital e verde“

Foi discutido ainda no fórum, as abordagens que são de extrema importância, para todo o governo, para a implementação do governo digital.